Tarcisio Resende

Tarcisio ResendeCom um currículo diverso, Tarcisio Resende, coordenador do Percussão Quebra Baque, atuou na “Orquestra Sinfônica do Recife”, “Orquestra Suziki” e finalmente na “Orquestra do Conservatório Pernambucano de Música”, todas de música erudita.

Já na cultura popular, participou dos “Dáruê Malungo”, “Afoxé Ilê d´Egbá”, “Maracatu Nação Estrelar”, “Nação do Maracatu Porto Rico” e a escola de samba “Gigantes do Samba”.

Também esteve presente em espetáculos de dança, gravações e sonosplastias, nacional e internacionalmente: Foi responsável pela produção executiva do projeto “Nossos Passos” e do vídeo “Show Didático” em escolas de Pernambuco.

Em 2005, publicou, em parceria com Climério de Oliveira, o livro “Batuque Book Maracatu – baque virado e baque solto”.

 

Olivro, o primeiro songbook de cultura popular do mundo, traz manifestações tradicionais de Pernambuco, sobretudo, aquelas de transmissão oral, fazendo intercessões com a literatura; além de partituras. O projeto ainda traz um CD anexo, com 12 faixas e uma faixa multimídia, contendo banco de sons, vídeos (entrevistas e clipes), fotos extras e partituras extras.

Em 2009, lançou, novamente em parceria com Climério de Oliveira, o DVD “Batuque Book Maracatu Nação”.

Atualmente, coordena os grupos de percussão “Quebra Baque” e “Maracatu Pró-Criança”, ambos em Recife.

Promove workshops anuais de percussão na Alemanha, Austria, França e Suiça e é integrante do grupo Sagrama.